• w-facebook

September 20, 2017

May 5, 2017

Please reload

Posts Recentes

Mesa redonda da Comissão de Medicina Veterinária Legal CRMV-RJ

May 22, 2018

1/6
Please reload

Posts Em Destaque

I Oficina LABEA

July 11, 2016

No dia 4 de julho de 2016 foi realizada a I Oficina LABEA, com o objetivo de discutir os animais como sujeitos, dotados de senciência, e as consequências resultantes de tal reconhecimento.

 

A oficina foi uma iniciativa do Laboratório de Bem-Estar Animal da Universidade Federal do Paraná, em parceria com o projeto Fauna Legal e contou com um público de 300 participantes que prestigiaram as palestras e mesas redondas que se sucederam ao longo do dia.

 

O evento contou com palestras da Profa Dra. Carla Molento (LABEA/UFPR), Perito Criminal Federal Sérvio Túlio Jacinto Reis (Polícia Federal), Procurador Federal Adel El Tasse, Filósofa Juliana Fausto (Doutoranda PUC Rio de Janeiro), Prof Dr. Daniel Braga Lourenço (UFRJ).

 

Ao final foi realizada mesa redonda com os palestrantes, além de representantes do CTBEA/MAPA, CONCEA/MCTI, Humane Society International e participação do público.

 

O evento teve grande sucesso, trazendo à tona um tema de grande importância para todos os profissionais que lidam com a relação homem-animal e para a sociedade para um todo. O reconhecimento cientifico dos animais não humanos como seres sencientes, aliado a uma maior atenção da sociedade quanto à forma que os animais são tratados, implicam na necessidade de uma quebra de paradigma, de modo que os animais não mais sejam vistos como meros objetos ou coisas. Tais constatações estimulam o debate filosófico sobre a inclusão dos animais no campo da ética, assim como servem de modelo para o aperfeiçoamento da legislação relacionada ao tema.