Loading...


abmvl.vet@gmail.com


portugues espanhol ingles

ABMVL faz campanha de Pascoa nas redes sociais
12/04/2020

Nesta Pascoa, chamamos a atenção do abandono de coelhos após a data e dos casos que envolvem a intoxicação por chocolate nos Pets.

É comum o relato de coelhos sendo abandonados em latas de lixo tão logo termine a Pascoa. É importante a conscientização que coelhos não são brinquedos e que demandam atendimento veterinário. No momento que as pessoas fizeram essa escolha, devem ter em mente que esses animais farão parte da família.

Outro ponto importante na Pascoa é que muitos tutores dão chocolate aos seus animais por desconhecimento que a ingestão de chocolate é toxica para cães e gatos.

O CHOCOLATE tem em sua composição uma substância chamada teobromina, encontrada no cacau, que é rapidamente absorvida após a ingestão oral; tem ação diurética, é estimulante cardíaca e vasoconstritora. Quanto mais escuro for o chocolate maior quantidade de teobromina ele terá, assim chocolates meio-amargo e amargo apresentam maior risco de intoxicação. Como os cães metabolizam a teobromina muito lentamente, diferente dos humanos , ela pode permanecer no organismo dos animais por dias. Nos gatos a intoxicação não é tão relatada em decorrência dos hábitos alimentares exigentes dos felinos. O tratamento é sintomático. Sendo considerada uma emergência médica, deve-se procurar imediatamente um médico veterinário quando ocorrer a suspeita de intoxicação.